top of page

Melhores Dicas de como Montar um Deck

Neste artigo você vai aprender como montar seu deck, os tipos de deck, quais madeiras pode usar, como tratar a madeira e onde pode instalar o deck. Leia toda a matéria para entender o uso do Deck.

O deck é um excelente recurso para valorizar a sua casa, você pode usá-lo de várias formas e terá um elemento chave para a sua decoração. Há alguns anos o deck lembrava aqueles antigos convés de navios, que tinha várias funções além de embelezar o ambiente.

Com o passar dos tempos, o deck foi incorporado como um elemento de decoração nas casas, normalmente em torno das piscinas ou em jardins, demarcando a área verde. Agora o deck é altamente utilizado como decoração até mesmo na parte interior das casas.

Os decks podem ser feitos de vários materiais, como porcelanato, plástico e piso de cimento, porém o material de origem e ainda mais utilizado é a madeira. Isso ocorre porque a madeira é quente e traz um ar de conforto e aconchego para o ambiente. Alegram tanto através da cor quanto pela sua utilização.

Tipos de Deck

Deck de Madeira Modular

O deck modular possui um sistema de encaixe comum e fácil, é feito com borracha para que a conexão seja impecável e versátil. É bastante simples e fácil de usar e não é necessário usar pregos para fixar a madeira.

Esse tipo de deck é mais utilizado para áreas externas, como piscinas, quintais e jardins. Dessa forma, é fundamental que as madeiras sejam impermeabilizadas. Assim o seu deck não sofrerá desgaste com a exposição a luz do sol e a umidade do terreno ou devido as chuvas.

Deck suspenso

Deck de Madeira Tradicional

Indubitavelmente esse é o tipo de deck mais procurado e usado. Afinal, este é bastante versátil e pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas. Além disso, o deck de madeira tradicional é ainda mais lindo e sofisticado, apesar de poder dar um toque mais rústico se quiser.

Para preparar a estrutura deste deck e a sua instalação deve ser feita por um profissional capacitado. Vale dizer que este investimento é de suma importância, porque só a assim a instalação será feita de forma adequada e visualmente bem-feita.

As madeiras mais usadas e recomendadas para este tipo de construção são Garapeira, Cumaru, Ipê, Itaúba, Pinus tratado e Jatoba.

A seguir você verá o passo a passo para a montagem do deck, no entanto, recomendo que para a segurança do seu investimento você contrate um profissional qualificado.

A montagem desse tipo de deck é trabalhosa, mas fica incrivelmente belíssima e vale muito a pena. Caso resolva fazer sozinho, obtenha as informações de um profissional antes, contrate um marceneiro para realizar as medições para que o deck se enquadre perfeitamente no ambiente que precisa.

Dicas de como montar um Deck – Instalação

Instalar um deck de madeira é muito mais do que simplesmente colocá-lo em algum lugar da sua casa. Requer planejamento e atenção aos detalhes. Como por exemplo a estabilidade, durabilidade e estética.

Dica 1 – Planejamento e compra da madeira

Planeje o local onde pretende colocar o seu deck e estruture-o de modo que caiba precisamente no espaço pretendido. Dessa forma, é ideal que o próprio marceneiro aça as medições, isso previne erros e gastos desnecessários.

Na hora de comprar as madeiras, opte por um dos tamanhos padrões, assim o tamanho das tábuas ficará uniforme. Contudo, se por algum motivo não se encaixarem, peça ao seu marceneiro para cortar a tábua no tamanho ideal para preencher o que falta para o encaixe.

Para escolher o tipo de madeira certo para o seu deck, você deve levar em conta as condições do ambiente e a intensidade em que irá usá-lo. E escolha um dos tipos de madeiras mencionados acima, chamados de madeiras nobres.

Além disso, recomendamos réguas mais largas, pois quanto maiores, menos serão as emendas. De modo que, o deck fica visualmente mais limpo e bonito.

Dica 2 – Começando a montar o Deck de Madeira

Essa dica é fundamental para a instalação correta de um deck, contrate um profissional para concretar o chão e fixar duas ripas de madeiras paralelas, que posteriormente, serão os pontos de fixação do deck.

Primeiramente as ripas devem estar a 15 centímetros acima do chão, isso permitirá as ripas não fiquem em contato direto com umidade do solo, aumentando a vida útil da madeira usada.É recomendado uma distancia máxima entre caibros de 40cm. Após colocar as ripas na estrutura, insira as tábuas do deck no sentido transversal às ripas da estrutura. A fixação pode ser feita com parafuso galvanizado, prego galvanizado ou pinadeira.

A melhor forma de realizar esse passo é marcando com um lápis onde ficará a próxima tábua e coloque um prego para demarcar. Após pregar a tábua é só retirar o prego e repetir todo esse processo.

Depois disso lixe toda a estrutura, régua por régua, para que não fique nenhuma farpa. Dessa forma, não irá machucar ninguém e ainda irá preparar a superfície para ser impermeabilizada. Antes de mais nada, verifique se a madeira usada já vem impermeabilizada e trabalhada.

Dica 3 – Impermeabilização da Madeira do Deck

Caso a madeira não seja tratada e impermeabilizada – principalmente se optar por madeira de demolição, você deverá impermeabilizar para proteger do sol e da chuva, além de dar mais beleza e sofisticação ao deck. para impermeabilizar o deck você pode aplicar verniz comum ou stain.

No entanto, não me resta dúvidas de que uma das melhores dicas de como montar um deck é usar stain para impermeabilizar. Para quem não conhece o stain é uma resina de efeito decorativo que ressalta a beleza e a cor natural da madeira, combate a formação de fungos, pragas e cupins, além de repelir a água.

Atenção, essa dica pode parecer supérflua, mas é um ponto chave na montagem do seu deck. Isso porque quando os decks são mal elaborados, podem ter fissuras e empenar as ripas. Geralmente, se dá pela má qualidade da madeira e se o espaço deixado na hora da montagem, não for o correto.

Dica 4 – Onde montar o deck em sua casa?

Normalmente, quando se fala de deck de madeira a primeira coisa que vem em mente é aqueles que ficam em torno das piscinas em casas mais luxuosas. Todavia, existem várias formas de usar os decks.

Em ambientes internos, você pode instalar os decks em estantes, paredes e como painel de TV. Já em ambiente externo, você pode instalar em jardins externos, como quiosques, pergolados e jardins externos.

Ainda podem ser usados como base para o jardim vertical, como piso de varandas de apartamentos, revestimento de paredes e em áreas molhadas como piso de banheiro e ao redor de piscinas, varandas e jacuzzi.

Vale a pena o investimento!

Portanto, um deck bem elaborado e bem planeja valoriza exponencialmente o imóvel. Ademais, as possibilidades de uso são inúmeras, desde que tenha criatividade e bom gosto.

Dê esse toque de conforto em seu lar, aqui você encontra a melhor madeira para a elaboração do seu deck.

Ficou com alguma duvida?

Deixei uma mensagem que podemos lhe ajudar

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page