Escolha a madeira certa para suas formas de concreto (caixaria).

January 26, 2017

Formas para concreto, também chamadas de "caixaria", não são meras caixas onde você vai despejar o concreto dentro. Elas são o que vai dar formato às vigas e colunas de sua construção e são utilizadas em larga escala em uma obra, logo, se você souber fazer boas escolhas nas formas de concreto, economizará dinheiro e ainda terá melhores resultados. Veja aqui nossas dicas sobre como escolher a melhor madeira e os tipos de formas de concreto utilizados.

 

As formas são caixas de madeira executadas em obras de construção civil, que servem para dar formato às estruturas de concreto garantindo o seu perfeito alinhamento e mantendo a geometria dos vários elementos de estrutura da obra, sejam estes os pilares, lajes, vigas etc.

 

As vezes utilizamos para fazer até simples trabalhos artesanais, porém de qualquer forma haverá um tipo e um modelo diferente a seguir, é importante lembrar que para cada obra existe uma maneira adequada de se fazer as formas, sempre economizando dinheiro e material. Além do projeto necessário,deve-se prestar atenção à qualidade dos materiais, no correto fornecimento de formas e numa boa orientação técnica junto à obra.

 

Formas de Madeira:

Para execução de construções de médio e pequeno porte, casas e sobrados utilizamos a tábua de pinho ou a tábua de pinus, muito própria para esse tipo de serviço, além de ter um custo muito inferior ao de outros tipos de madeiras.

 

Ao comprarmos as tábuas de pinho ou a de pinus, deveremos estar atentos à qualidade, pois as tábuas não são todas iguais, diferenciando-se basicamente em 3 tipos:

 

– Tábua de pinho de 1ª qualidade - São tábuas excelentes que não tem defeitos “nós”, isto é uma madeira sem defeito algum. Não é necessário investir nesse tipo, pois são madeiras de qualidade superior, melhor para móveis e outros trabalhos onde ficarão expostas ou farão parte da decoração da sua casa;

 

– Tábua de pinho de 2ª qualidade - Também conhecida como “tipo industrial”, são tábuas que apresentam alguns nós (o nó enfraquece um pouco a madeira), porém são perfeitamente aproveitáveis nas formas. Essa é a madeira ideal para as formas de concreto, pois tem a resistência suficiente e seu custo é bem menor do que as de 1ª qualidade;

 

– Tábuas de pinho de 3ª qualidade - São tábuas cheias de nós e sua aplicação no madeiramento é feita somente uma vez. São praticamente "descartáveis", pois, quanto maior for o numero de nós na tábua, mais fraca ela será. A madeira quebrará necessariamente nesses pontos.

 

Costuma-se muito para a construção de casas e sobrados comprar a tábua de pinho de 2ª qualidade, pois apresentam menos defeitos e quando deixam de serem usadas como fôrmas podem ainda ser reaproveitadas para construção de andaimes e outros fins. Até decorativos, pois você ainda pode tingir a madeira, alterando sua cor como quiser, pode utilizar também para painéis rústicos, imitar madeira de demolição, fazer móveis, prateleiras de jardim, decks e etc.

 

Atenção - para construção de andaimes, NUNCA UTILIZE TÁBUA DE 3ª QUALIDADE. Ela irá se quebrar facilmente podendo causar acidentes graves.

 

 – Atente para as medidas das tábuas. Comprar na medida errada pode dar prejuízo ou aumentar a mão de obra para o que chamam de "desdobrar" (cortar em novas larguras) a madeira. As medidas variam em milímetros(mm),centímetros(cm) ou até mesmo em polegadas (“).

 

A polegada, cujo sinal é (“), trata-se de uma medida que corresponde a 25,4mm ou 2,54cm. Assim, iremos encontrar com as seguintes medidas:

 

– Tábua de pinho de 1″x12″= 1 polegada de espessura por 12 polegadas de largura

– Tábua de pinho de 1″x9″=  1 polegada de espessura por 9 polegadas de largura

– Tábua de pinho de 1″x6″=  1 polegada de espessura por 6 polegadas de largura

 

Antes que você comece e ficar preocupado em converter as medidas, saiba que o padrão de mercado é esse mesmo. Provavelmente porque as ferramentas de corte, lá no momento em que a madeira é retirada da árvore e "fatiada", são importadas, e muitos países não utilizam o sistema métrico (metros e centímetros), e sim o imperial (polegadas, pés, etc.). Mas, se você quiser saber as medidas exatas, para converter polegadas para centímetros é assim:

 

Sabendo que 1 polegada ” é igual a 2,54cm ou 25,4 mm:

1″=2,54cm 12″=30,48cm pois 2,54×12=30,48

 

Ou seja, para fazer a conversão, basta multiplicar o número em polegadas pelo valor de 2,54 que teremos o valor em centímetros, então:

 

Tábua de 1″x12″= tábua de 2,5cm de espessura por 30cm de largura

Tábua de 1″x9″= tábua de 2,5cm de espessura por 20 cm de largura

Tábua de 1″x6″ Tábua de 2,5cm de espessura por 15cm de largura

 

É comum adotar a espessura de 2,5 como padrão e falarmos apenas tábua de 30,20,15, ou seja, uma tábua de 30, 20 ou 15 centímetros de largura, com espessura de 2,5cm, ou UMA POLEGADA, também chamado de "tábua de polegada" por alguns. É tudo a mesma coisa.

 

Ficou com dúvidas? Não se preocupe. Ligue para o Armazém da Madeira ou nos faça uma visita que lhe ajudaremos com todos os detalhes do seu projeto. Se você não tem experiência, nós temos!

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Como dimensionar e calcular estruturas de madeira.

September 21, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo