top of page

Como dar acabamento e renovar suas escadas de madeira?


Dar acabamento à nova escada de madeira da casa não é muito diferente de retocar qualquer outra superfície de madeira. Ela deve ser lixada para abrir os poros, assim o verniz é absorvido e o polimento ou poliuretano cobre a escada. Enquanto a madeira seca, você não deve andar sobre ela, o que causa um grande problema em se tratando de escadas que costumam ser a única ligação entre os pisos. Algumas dicas no processo de acabamento resolvem esse problema.

Instruções

  1. Coloque a lixa grossa na lixadeira. Lixe cada degrau, começando do topo da escada e descendo. Lixe o bastante para remover a camada superior da madeira.

  2. Use o aspirador de pó para limpar a sujeira. (Algumas lixadeiras já tem uma conexão lateral para você lixar e aspirar ao mesmo tempo.)

  3. Substitua a lixa grossa pela fina e lixe novamente a escada para deixar a madeira limpa e plana. Aspire novamente.

  4. Use uma escova de acabamento para aplicar o verniz* no degrau de cima da escada e deixe-o descansar por um minuto. Limpe o excesso com os trapos, deixando o verniz que foi absorvido na madeira.

  5. Repita o processo com o verniz dois degraus para baixo, deixando um degrau sem o verniz. Repita continuando sua descida e envernizando degraus alternados. Deixe secar durante a noite e pise apenas nos degraus sem o acabamento.

  6. Repita o processo para envernizar os degraus que foram pulados anteriormente. Deixe-os secar durante a noite usando apenas os primeiros degraus a terem recebido o verniz.

  7. Esfregue o polimento de poliuretano no degrau de cima com um tecido fino e uniforme fazendo todos os movimentos de passada na mesma direção. Repita nos degraus alternados como anteriormente. Deixe-os secar durante a noite usando apenas os degraus não lustrados.

  8. Com uma lixa extrafina, lixe levemente o lustrador, apenas o suficiente para retirar um pouco do brilho. Limpe o pó e passe uma segunda camada do lustrador no mesmo degrau e da mesma maneira. Deixe os degraus secarem durante a noite.

  9. Repita o processo de aplicar duas camadas de poliuretano aos degraus alternados que ainda não haviam recebido o brilho e pise apenas nos que já estão prontos.

  10. Se desejar um pouco mais de brilho, coloque um disco de polimento em sua furadeira ou politriz e faça um polimento nos degraus.

*Se você não sabe qual tipo de verniz utilizar, procure sempre os que indicam ALTO TRÁFEGO, pois a escada, mesmo sendo residencial, recebe uma carga maior ao elevar nosso peso ou suportá-lo nas descidas, sofrendo um desgaste maior do que o piso normal. Ao utilizar um verniz de ALTO TRÁFEGO, você aumenta muito a vida do seu acabamento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page